Educação Ambiental para Todos

A educação ambiental é a forma de transmitir o conhecimento sobre a área ambiental e as formas que podemos fazer nossa parte na preservação do meio ambiente.

E porque a Educação ambiental é importante?

Todos nós já sabemos da importância e necessidade da preservação e manutenção dos recursos naturais para o desenvolvimento sustentável. E com isso também aumentou a quantidade de pessoas gerando conteúdos sobre o tema. Muitos deles são realmente ótimos, mas muito maior é o número de informações ultrapassadas, erradas ou de difícil aplicação. Por isso a necessidade de pautar em dados oficiais e profissionais capacitados.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

Desde 1997 a educação ambiental já é obrigatória em toda rede básica de ensino através dos PCNs (Parâmetros Nacionais Curriculares), devendo ser aplicado como tema transversal e transdisciplinar.

Porém, apesar da obrigatoriedade, em sua maioria, não é realizada ou é realizada de forma errada. Isso acontece porque os cursos de pedagogia não aprofundam o assunto associado à falta de documentos oficiais metodológicos, faz com que o tema seja abordado de forma superficial e geralmente abordado apenas em disciplinas específicas como ciências e geografia (ou em eventos pontuais como dia da água, por exemplo).

Dessa forma podemos entender a necessidade da orientação correta e de metodologias assertivas destinadas à equipe pedagógica.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ÓRGÃOS PÚBLICOS

Outro assunto que vale a pena ser discutido dentro da educação ambiental é como ela acontece dentro dos órgãos públicos, aqui nós vamos falar de 3 frentes principais: EA para aplicação da gestão ambiental dentro do próprio órgão, EA para funcionários da área de planejamento e execução de obras e a EA para a sociedade.

  • Educação ambiental para o próprio órgão: ela é fundamental para a aplicação correta do SGA (Sistema de Gerenciamento Ambiental), que muitas vezes não tem um profissional destinado a EA ou este possui outras demandas que considera mais importantes. Vale ressaltar que o ideal é que ela sirva como exemplo.
  • Educação ambiental para os funcionários da área de planejamento e execução de obras: esta é de suma importância, já que a maioria dos profissionais são da engenharia civil ou não tem o conhecimento necessário para um correto dimensionamento das obras de saneamento, gerando problemas como alagamentos por exemplo.
  • Educação ambiental para a sociedade: é quando o órgão público orienta a sociedade sobre questões ambientais, em geral, focado em resolver um problema específico. Podemos ilustrar com informações sobre a correta separação de resíduos para a coleta seletiva, visando maior aproveitamento dos recicláveis para comercialização, diminuindo a demanda do aterro sanitário.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CONDOMÍNIOS

Uma das coisas que pouca gente sabe é que existe a educação ambiental voltada para condomínios. Mas na prática, o que seria isso?

A primeira coisa que precisa ser feita é um diagnóstico dos problemas do condomínio e em seguida a definição de prioridades. As prioridades são aqueles assuntos mais urgentes, os que estão causando maior impacto ao meio ambiente e maiores “dores de cabeça” para a administração e condôminos.

Os 3 principais problemas que identificamos são:

1. Manejo de resíduos (recicláveis e rejeitos);

2. Consciência dos moradores;

3. Gastos excessivos com contas de água e luz.

Para resolver esses e outros problemas é necessário um PEA (Projeto de Educação Ambiental) e a correta execução de forma simples, fácil e contínua.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA EMPRESAS

Hoje em dia, as empresas além de possuírem responsabilidade ambiental, precisam também desenvolver a sua responsabilidade social. Isso significa que não basta a organização aplicar um SGA sem envolver as pessoas. 

Nesse sentido nós separamos 3 formas de educação ambiental empresarial que podem ser abordadas:

1. EA para os colaboradores, dessa forma, a empresa consegue engajar seus funcionários em todas as ações realizadas pelo SGA, além de reduzir custos com água, luz e insumos descartáveis.

2. EA para seu público consumidor, mostrando as ações desenvolvidas pela empresa na questão ambiental e também educar seus clientes para o descarte correto de embalagens e até a aplicação da logística reversa (se for o caso).

3. Por último, mas não menos importante, temos o patrocínio de diversas formas de EA para comunidades que não podem pagar pelo serviço. Seja uma oficina para uma associação, palestras para condomínios ou até para trabalhadores que indiretamente participam do processo de destinação final adequada dos resíduos gerados por sua marca. Neste último, vou exemplificar com cursos para farmacêuticos a respeito de destinação final adequada de medicamentos patrocinados por laboratórios de fármacos.

Viu como a EA é importante para todos e possível de ser aplicada das mais diversas formas?

Estamos aqui para te ajudar nesse processo. Entre em contato conosco e siga nossas redes sociais para mais dicas de como aplicar a educação ambiental de forma simples e fácil.

Educação Ambiental para Todos

A educação ambiental é a forma de transmitir o conhecimento sobre a área ambiental e as formas que podemos fazer nossa parte na preservação do meio ambiente. E […]

Movimento Juventude Lixo Zero

O Movimento Juventude Lixo Zero atua desde 2011 na disseminação do Conceito Lixo Zero como uma ferramenta para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s). Desenvolvemos, aplicamos e […]

Metodologias Ativas

O que são metodologias ativas? Quais são as metodologias ativas? Quais os benefícios das metodologias ativas? Nesse artigo você irá descobrir tudo isso!

Compostagem

A compostagem é um processo de reciclagem de nutrientes, nesse artigo você aprende como fazer na sua casa.


Conheça mais sobre a nossa forma de trabalhar

A ONSA Soluções Ambientais trabalha baseada no Método Habito, criado pela CEO Bruna Gonçalves em parceria com a Engenheira Ambiental Marjolly Shinzato, CEO da Habito Educação Ambiental.

CONHEÇA O MÉTODO